sábado, 22 de outubro de 2011

GERUNDISMO: VAMOS ACABAR COM ISSO!

Você pega o telefone, liga para a companhia telefônica para fazer uma queixa e, do outro lado da linha, um rapaz simpático informa: “a senhora pode estar respondendo algumas perguntas?”, “nós vamos estar passando o problema para a equipe técnica. A senhora vai estar pagando uma taxa de reparo....”

É comum nos últimos dias ouvirmos expressões como essas a todo o momento. Trata-se de um fenômeno com implicações semânticas e pragmáticas, usadas, na maioria dos casos, quando o falante não quer repassar a idéia de ações simultâneas, quando a duração não é prioridade.

O gerundismo é uma locução verbal na qual o verbo principal apresenta-se no gerúndio. Seu uso no português brasileiro é recente, é considerado por muitos como vício de linguagem, uma vez que seu uso é demasiadamente impreciso.
O gerúndio não é nefando, ele pode ser usado para expressar uma idéia, uma ação em curso, que ocorre no momento de outra. O seu correto emprego se dá quando se pretende exprimir uma ação durativa, um determinado processo que terá certa duração ou estará em curso.

A expressão “vou estar reservando” dá idéia de um futuro em andamento, no lugar de “vou reservar”, ou ainda, "reservarei", que narra algo que vai ocorrer a partir do momento da fala.
A origem mais provável para tal estrutura remete-se aos manuais americanos de treinamento de operadores de telemarketing, onde a estrutura “we’ll be sending tomorrow” aparecia com freqüência.
Ao traduzir para o Português, a estrutura ganhou tradução literal (“vamos estar enviando amanhã”) e se espalhou.

Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Equipe Brasil Escola

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Audiência pública na biblioteca Municipal discute instalação de 12 km de ciclovia em Cruz das Almas


Audiência começa às 19h com a participação de técnicos da CONDER

A Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer promove nesta segunda-feira (24/10), a partir das 19h, na Biblioteca Municipal, audiência pública para debater com os técnicos da CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) o projeto da construção da ciclovia que será construída em Cruz das Almas. O evento é aberto a toda a comunidade. A ciclovia terá 12 quilômetros de extensão e compreenderá os bairros Baixa da Touquinha, Chapadinha, Lauro Passos, as ruas Crisógno Fernandes, Praça Senador Themístocles, Rua Manuel Vilaboim, Praça Landulfo Alves, as ruas 29 de Julho, Rui Barbosa, Amado Queiróz e Juracy Magalhães, Praça Multiuso e Avenida Irmã Dulce.
Fonte: ASCOM - Prefeitura de Cruz das Almas