segunda-feira, 4 de maio de 2009

TRISTE NORDESTE!




Vimos há poucos meses a catástrofe ocorrida em Santa Catarina, quando muitas vidas foram ceifadas e muitas famílias desabrigadas.
Foi muito bonito ver a solidariedade do povo brasileiro, capitaneado pelas grandes redes de rádio e televisão. Bancos assumiram a responsabilidade de ajudar, supermercados solicitavam donativos; enfim, todos se dispuseram a ajudar aquele povo que passava por um momento de dor e sofrimento.
No entanto, a julgar pela solidariedade demonstrada ao povo de Santa Catarina, pensávamos nós cá do nordeste que os brasileiros teriam a mesma atitude de solidariedade humana, o mesmo sentimento de indignação com a situação de pobreza e morte vista nos últimos dias, notadamente no Maranhão e no Rio Grande do Norte, onde as enchentes deixaram milhares desabrigados. Pessoas que já possuiam pouco, viram o pouco que lhes restava ir "água abaixo". Crianças com fome e sede, pais desesperados por não terem o que dar a seus filhos; ledo engano. A verdade é que ninguém se manifestou. Aquela gritaria do "ajude ao povo que sofre", deu lugar ao "êta povo que sofre!", e pára por aí. Nenhuma rede de tv ou de rádio faz campanha para arrecadar donativos, nenhum banco colocou no seu auto-atendimento um link para "ajudar ao povo que sofre" naqueles estados. Fica a pergunta que não quer calar: POR QUÊ? Será a história de pobreza do povo nordestino, ou será a cor da pele que contrasta com a do sul? Será que os SERES HUMANOS DE LÁ, SÃO DIFERENTES DOS DE CÁ? Deixo apenas perguntas para nossa reflexão.